Narguilé: Uma mania entre os adolescentes de Mandaguaçu

15 08 2011

Recentemente um adolescente de 13 anos, foi encaminhado em estado grave ao hospital Universitário de Maringá, com queimaduras de primeiro e segundo grau no rosto e no tórax, após a explosão de um narguilé na praça da Catedral de Maringá.

O acidente mostra o quanto é perigoso o uso do narguilé, que tem virado mania entre jovens e adolescentes.  É comum encontrar pelo Orkut e Facebook, fotos de amigos, colegas e parentes, aderindo essa moda. Entre eles, a maioria alega que é uma prática saudável e não traz problemas.

Mas de acordo com pesquisadores, o narguilé pode expor usuários a uma quantidade maior de substâncias tóxicas do que cigarros. Cada aspiração tem cem vezes mais fumaça em relação ao cigarro, afirma o estudo de Thomas Eissenberg, divulgado no “Journal of Adolescent Health”.

Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. “Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar”, adverte o Dr. José Eduardo – Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia – SPPT.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros.

Aluno uniformizado - menor de idade - carrega acessórios de narguilé em Mandaguaçu

É comum encontrar menores de idade, fazendo o uso de narguilé nas praças e nas ruas de Mandaguaçu. Em alguns casos, adolescentes andam, uniformizados, em horário de aula, com os acessórios para o uso do narguilé.

Em recente encontro, que reuniu o prefeito Ismael, vereadores, Padre César Hipólito, o delegado Valdir Adão, a representante da Promotora do município e membros da comunidade, foi discutido os problemas das noites da cidade de Mandaguaçu. A reunião teve como objetivo, buscar soluções para acabar com o abuso praticado por adolescentes, como o consumo de bebidas alcoólicas por menores, o som alto e o uso de narguilé.

Anúncios

Ações

Informação

4 responses

15 08 2011
Danillo Saes

Acredito que tudo isso se resume em Orientação Familiar. Infelizmente a sociedade atual está muito nublada em relação a isso. A triste demais ver um jovem, cheio de vida, jogando sua vida fora com vícios.
A vida é uma só e Deus nos deu de presente. Valorizar a vida é também valorizar e cuidar do nosso corpo e da nossa alma.
Um abraço.
Danillo Saes

16 08 2011
Hernández

Sabe qual é o problema das noites de Mandaguaçu?O PROBLEMA É QUE
NÃO TEM NOITES DE MANDAGUAÇU!!!!!!!pq vcs os conservadores, acabaram com elas.

3 01 2012
arguile sempre

eu acho que isso é culpa do perito da criminalística que mora aqui e não faz nada. Deveria ser transferido

17 03 2012
Lucas

aff o mlk que foi burro num monto o narg direito… tudo mídia, pq o ministério fala que o narguile faz mais mal que o cigarro… mentira eles só falam issu pros pais não deixarem os filhos entrar nessa modinha..cigarro tem + de 7000 substancias toxicas enquanto o narguile só tem um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: